Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

02 de Setembro de 2022 as 15:09:08



EXPOFRANCHISING RIO - Oportunidades para Negócios: de 15 a 17 de Setembro


 
Mercado de Franquias cresce 16,3%  no Rio no 2º trimestre e
Expo Franchising apresenta oportunidades para os negócios
 
De R$ 9 mil a mais de R$ 1 milhão, evento apresenta opções de investimentos para todos os bolsos
 
Rio de Janeiro, setembro de 2022 – O setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo assim sua trajetória de crescimento com patamares acima do período pré-pandemia. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.
 
Em todo o País, o franchising cresceu 16,8% em faturamento e manteve sua resiliência frente um cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas, ao mesmo tempo em que superou em 11,4% o faturamento nominal do 2º tri de 2019. Segundo o estudo, a receita passou de R$ 41,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões nesse período. Quando observado o crescimento em relação ao segundo tri de 2020 – marcado pelo início da pandemia – o índice chega a 73,3%.
 
Segundo o estudo da entidade, o mercado de franquias no estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 16,3 % no faturamento no 2º trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior com mais de R$ 4,6 bilhões de receita. Já em unidades, o mercado fluminense expandiu 12,7%, totalizando 17.670 operações.  Já o volume de empregos diretos chegou a 147.524, isso representa 15,4 % a mais que em relação ao 2º trimestre de 2020.
 
Esses numeros positivos provam a força e resiliência do sistema de Franchising em enfrentar esses anos de pandemia. Para mostrar a força do empreendedorismo brasileiro e auxiliar na busca por negócios de sucesso por meio das franquias, os empreendedores fluminenses e de todo o País terão a oportunidade de participar da Expo Franchising ABF Rio, entre os dias 15 a 17 de setembro, no Expo Mag, região central do Rio de Janeiro.
 
Em sua 15ª edição, o evento é realizado pela ABF Rio Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro, sendo organizado pela empresa Duas Marias Eventos e Produções, com patrocínio do Sicoob e Consigaz, com diversas oportunidades de negócios, tanto para os expositores como para quem deseja começar a empreender.
 
Nos mais de 2 mil m² de exposição, a Expo Franchising ABF Rio trará cerca de 200 franquias, de segmentos variados, tais como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia), com investimento inicial que varia de R$ 9 mil a um pouco mais de R$ 1 milhão).
 
Com ênfase no conceito de salão de negócios presencial, a expectativa da organização é movimentar R$ 100 milhões em negócios e receber 25 mil visitantes.
 
Entre as marcas estreantes nesta edição estão Buteco Original, Oral Sin, Grupo Rio Arte, Santowich Burger, Rutz Açaí, Suburbanos Pizza, Jorge Bischoff, Bem Seguro Creditos, Tintas MC, Pablo PA, Terça da Serra, Peça Rara, Nanica, entre outras. Franquias veteranas também apresentam suas novidades, como Billy The Grill, iGUi, Rei do Mate, Divino Fogão, Spoleto, Espetto Carioca e Yes! Curso de Idiomas.
 
Microfranquias
 
Dentre as opções da feira, os potenciais investidores terão a oportunidade de conhecer também as microfranquias. Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, as franquias de baixo investimento, vem aumentando seu terreno, ganhando maturidade e investindo em modelos alternativos de ponto de venda.
 
Este modelo de menor investimento passou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando tanto redes puras (que operam apenas desta forma), como mistas (com os dois modelos).
 
A variação do número de microfranquias de 2021 para 2022 na amostra chegou a 39,8%, associada não apenas a elevação do teto, mas também a mais redes desenvolvendo modelos mais compactos, até mesmo home-based ou virtuais. Serviços e Outros Negócios (27,4%), Alimentação (16,2%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,5%) são os segmentos que concentram o maior número de microfranquias.
 
Inovação
 
A Expo ABF Rio 2022 traz novidades em termos de conteúdo e áreas temáticas. Focada em conteúdo e inovação, a feira inclui também o Fórum de Franchising e a Arena Figital, com uma grade de palestras gratuitas, totalmente reformulada, e novos temas pertinentes às novas demandas desse mercado pós-pandemia, apresentados por renomados especialistas do setor.
 
Tudo isso é direcionado a quem deseja inovar, conhecer sobre o uso das tecnologias nas franquias, empreender ou quem já é empreendedor e pretende ampliar sua atuação nesse mercado.
 
“Temos uma demanda reprimida que quer investir. O mercado está reagindo e está animado com a retomada da economia.  Teremos diversas novidades para os visitantes, com modelos de negócios diferenciados para todos os perfis”,
 
destaca Beto Filho, presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro.
 
Os ingressos já estão sendo vendidos online pelo link do evento. O primeiro lote sairá a partir de R$ 37 (valor individual) ou R$74 (para os três dias de evento).
 
SERVIÇO
 
Expo Franchising ABF Rio 2022
Local: Expo Mag
Endereço: R. Beatriz Larragoiti Lucas Cidade Nova - Centro, Rio
Data: de 15 a 17 de setembro de 2022
Horário: 11h às 20h
Site da expo [clique aqui]
Ingressos pelo link da Expo
 
Sobre ABF Rio
 
Desde 1990, a ABF Rio é uma entidade juridicamente independente e com diretoria própria, ligada à ABF Nacional por filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional.
 
Além dos serviços prestados aos seus associados, a organização promove cursos e eventos ligados ao setor e tem a missão de representar, defender e promover o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro.
 
A ABF Rio ainda oferece informações sobre o setor, listagem de consultores e prestadores de serviços associados e esclarecimentos iniciais sobre os passos para a montagem de uma franquia ao público em geral.
 
Assessoria de Imprensa Oficial do evento
 
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (21) 99899-1400
Fabíola França – fabiola@dfreire.com.br  
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Amanda Martins – amanda@dfreire.com.br


Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023 20/02/2024
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023
 
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025 16/02/2024
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025
 
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná 27/12/2023
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná
 
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias 06/12/2023
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias
 
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades 20/11/2023
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades
 
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano 03/10/2023
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano
 
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado 03/10/2023
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado
 
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023 14/09/2023
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023
 
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI 02/08/2023
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI
 
Empreender sozinho ou em franquia?  artigo de Patrícia Lion 14/07/2023
Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites